1 de julho de 2017

4 motivos para você ter uma certificação PMP

Ser um profissional certificado representa um importante diferencial para sua carreira. Ter uma certificação PMP é um dos títulos mais almejados pelos gerentes de projetos. O que pode ser visto como um simples pedaço de papel pode servir como um passaporte para a categoria de profissionais certificados, estabelecendo uma maior credibilidade. Se você ainda está […]

Ser um profissional certificado representa um importante diferencial para sua carreira. Ter uma certificação PMP é um dos títulos mais almejados pelos gerentes de projetos. O que pode ser visto como um simples pedaço de papel pode servir como um passaporte para a categoria de profissionais certificados, estabelecendo uma maior credibilidade.

Se você ainda está na dúvida da importância desta certificação, listamos 4 motivos para você ter uma certificação PMP.

 1- Filtragem na contratação

Imagine quantos currículos são recebidos pelas empresas que procuram contratar um gerente de projetos. Com um volume grande de candidatos, é comum separar os currículos recebidos em duas partes: candidatos que buscam ter uma certificação PMP e aqueles que não a têm. Sem dúvida, há bons candidatos não-certificados, mas infelizmente eles têm mais chances de serem ignorados. Portanto, use a certificação PMP a seu favor, colocando no currículo há quanto tempo foi certificado.

2- Aumento de salário

O salário de um gerente de projetos tem sido analisado por diversos estudos. A pesquisa salarial conduzida pelo PMI.org a cada dois anos é uma das mais conceituadas. Se você possui uma certificação PMP e não ganha o salário médio para as pesquisas na sua região, é preciso agir. Você pode levar as informações divulgadas na pesquisa para o seu empregador atual e lhe mostrar os números. Ele pode fazer um ajuste salarial para mantê-lo ou então você pode decidir procurar emprego em outros lugares.

3- Credibilidade no mercado

Ter uma certificação PMP significa que você tem milhares de horas de experiência na bagagem, passou por um rigoroso exame e mantém a sua certificação atualizada a cada ano com novos e permanentes aprendizados. Se você vai ingressar em uma nova equipe, por exemplo, há uma certa credibilidade embutida. A suposição é de que você sabe o que está fazendo em oposição a uma pessoa que não tem a menor ideia. Claro que mesmo com a certificação você terá que trabalhar duro e se dedicar para que confirme essa credibilidade.

4- Aumento da sua autoconfiança

A certificação PMP traz uma confiança maior para o profissional. Com a experiência profissional, aprendemos o que “funciona” e o que “não funciona”, mas ainda sim é comum ter dúvidas se, por exemplo, haveria um outro caminho a seguir.

Com uma certificação PMP, você passa a ter como validar se o método empregado em uma área segue um padrão correto, além de ter ferramentas para descobrir melhorias em outras áreas, seu profissionalismo como gerente de projetos se torna muito mais fundamentado, e permite a você gerenciar suas equipes, projetos e resultados com uma grande dose de confiança.