5 dicas para gerir uma equipe de TI
A gestão da equipe de TI é um fator decisório entre o sucesso e o fracasso de muitos projetos nas empresas, não é mesmo? Nesse cenário, os gestores acabam sendo responsáveis por controlar a execução das tarefas, manter uma boa comunicação entre toda a equipe, garantir que os prazos serão respeitados e, além de tudo […]
A gestão da equipe de TI é um fator decisório entre o sucesso e o fracasso de muitos projetos nas empresas, não é mesmo? Nesse cenário, os gestores acabam sendo responsáveis por controlar a execução das tarefas, manter uma boa comunicação entre toda a equipe, garantir que os prazos serão respeitados e, além de tudo isso, ainda motivar os profissionais com quem trabalha. Muitas atribuições para uma pessoa só? Pois confira nossas dicas e conheça alguns passos que podem facilitar esse trabalho! Acompanhe:
Comunicar-se bem
Como a comunicação é um ponto muito importante na gestão de qualquer equipe, sua falta ou sua falha pode gerar sérios problemas. Se a equipe de TI trabalha alinhada em projetos e outros serviços da empresa, por exemplo, é preciso que não só o setor como todo o time se comunique muito bem. Essa sintonia certamente facilitará bastante o dia a dia de todos. Quando a equipe se comunica adequadamente, com um sabendo direitinho o que o outro está fazendo, todos conseguem ver como está o andamento dos projetos, quais serviços estão sendo realizados na empresa e até o que ainda está por vir. E esse alinhamento de expectativas, de processos e de incumbências deve ser providenciado, pelo menos a princípio, pelo gestor.
Alinhar os objetivos
É essencial que os objetivos estejam alinhados dentro da própria equipe a fim de que os resultados esperados sejam alcançados. Nesse sentido, a equipe precisa conhecer os escopos de projetos em andamento, além de saber detalhadamente a respeito de todas as etapas dos processos dos quais participam para que seus membros sejam capazes de entender a importância do trabalho desenvolvido. E todas essas informações são devidamente disponibilizadas pelo gestor do time.
Ter atenção aos prazos
Cumprir prazos é tarefa fundamental para as equipes de TI, mas sabe-se que esse é um requisito normalmente bastante problemático para o setor. Muitas vezes a dificuldade está em um planejamento não tão minucioso ou até na alocação inadequada de pessoas. Pois é o gestor de TI quem possui conhecimento para dimensionar com a devida qualidade os prazos e a alocação de seus funcionários, além de supervisionar planejamentos e acompanhar o dia a dia de todo o trabalho sendo desenvolvido no departamento. Assim, é ele também o responsável por implementar mudanças em tempo hábil a fim de que tudo saia como manda o figurino.
Motivar a equipe
Quando muitas pessoas trabalham juntas, cabe ao gestor controlar o nível de motivação e o clima positivo entre os membros da equipe. Promover ações motivacionais, fazer elogios, saber a maneira certa de apontar erros e sempre tratar os colaboradores com respeito ajuda a manter o estímulo, o que leva a uma equipe muito mais produtiva. E produtividade cumpre prazos, que acompanham expectativas, que geram satisfação, que, por sua vez, motivam! É um ciclo de positividade!
Agir como líder
Um gestor de TI não deve agir como chefe, apenas delegando funções, apontando erros e criticando o trabalho da equipe. O bom gestor de TI deve agir como um verdadeiro líder, mostrando-se disponível para ajudar seus colaboradores, incentivando as pessoas a conseguirem concluir suas tarefas no prazo e demonstrando confiança na equipe. Essa postura fará com que o time o respeite mais, acredite mais em sua gestão e, ainda, ajude a manter um ótimo clima no espaço de trabalho.
E então, pronto para melhorar de uma vez por todas seu ambiente de trabalho? Conseguiu se reconhecer nessas dicas? Comente aqui e compartilhe suas impressões e experiências conosco!
A gestão da equipe de TI é um fator decisório entre o sucesso e o fracasso de muitos projetos nas empresas, não é mesmo? Nesse cenário, os gestores acabam sendo responsáveis por controlar a execução das tarefas, manter uma boa comunicação entre toda a equipe, garantir que os prazos serão respeitados e, além de tudo […]
A gestão da equipe de TI é um fator decisório entre o sucesso e o fracasso de muitos projetos nas empresas, não é mesmo? Nesse cenário, os gestores acabam sendo responsáveis por controlar a execução das tarefas, manter uma boa comunicação entre toda a equipe, garantir que os prazos serão respeitados e, além de tudo isso, ainda motivar os profissionais com quem trabalha. Muitas atribuições para uma pessoa só? Pois confira nossas dicas e conheça alguns passos que podem facilitar esse trabalho! Acompanhe:
Comunicar-se bem
Como a comunicação é um ponto muito importante na gestão de qualquer equipe, sua falta ou sua falha pode gerar sérios problemas. Se a equipe de TI trabalha alinhada em projetos e outros serviços da empresa, por exemplo, é preciso que não só o setor como todo o time se comunique muito bem. Essa sintonia certamente facilitará bastante o dia a dia de todos. Quando a equipe se comunica adequadamente, com um sabendo direitinho o que o outro está fazendo, todos conseguem ver como está o andamento dos projetos, quais serviços estão sendo realizados na empresa e até o que ainda está por vir. E esse alinhamento de expectativas, de processos e de incumbências deve ser providenciado, pelo menos a princípio, pelo gestor.
Alinhar os objetivos
É essencial que os objetivos estejam alinhados dentro da própria equipe a fim de que os resultados esperados sejam alcançados. Nesse sentido, a equipe precisa conhecer os escopos de projetos em andamento, além de saber detalhadamente a respeito de todas as etapas dos processos dos quais participam para que seus membros sejam capazes de entender a importância do trabalho desenvolvido. E todas essas informações são devidamente disponibilizadas pelo gestor do time.
Ter atenção aos prazos
Cumprir prazos é tarefa fundamental para as equipes de TI, mas sabe-se que esse é um requisito normalmente bastante problemático para o setor. Muitas vezes a dificuldade está em um planejamento não tão minucioso ou até na alocação inadequada de pessoas. Pois é o gestor de TI quem possui conhecimento para dimensionar com a devida qualidade os prazos e a alocação de seus funcionários, além de supervisionar planejamentos e acompanhar o dia a dia de todo o trabalho sendo desenvolvido no departamento. Assim, é ele também o responsável por implementar mudanças em tempo hábil a fim de que tudo saia como manda o figurino.
Motivar a equipe
Quando muitas pessoas trabalham juntas, cabe ao gestor controlar o nível de motivação e o clima positivo entre os membros da equipe. Promover ações motivacionais, fazer elogios, saber a maneira certa de apontar erros e sempre tratar os colaboradores com respeito ajuda a manter o estímulo, o que leva a uma equipe muito mais produtiva. E produtividade cumpre prazos, que acompanham expectativas, que geram satisfação, que, por sua vez, motivam! É um ciclo de positividade!
Agir como líder
Um gestor de TI não deve agir como chefe, apenas delegando funções, apontando erros e criticando o trabalho da equipe. O bom gestor de TI deve agir como um verdadeiro líder, mostrando-se disponível para ajudar seus colaboradores, incentivando as pessoas a conseguirem concluir suas tarefas no prazo e demonstrando confiança na equipe. Essa postura fará com que o time o respeite mais, acredite mais em sua gestão e, ainda, ajude a manter um ótimo clima no espaço de trabalho.
E então, pronto para melhorar de uma vez por todas seu ambiente de trabalho? Conseguiu se reconhecer nessas dicas? Comente aqui e compartilhe suas impressões e experiências conosco!