Como entender e gerenciar conflitos em projetos
Lidar com pessoas e gerenciar conflitos não é simples. Gerentes de projetos experientes sabem que conflitos são bastante comuns, o que exige habilidade para encontrar soluções e destravar o andamento do trabalho. O blog Guerrilla Project Management realizou uma entrevista com a especialista em resolução de conflitos Margaret Meloni. Ela compartilha sua experiência e suas […]
Lidar com pessoas e gerenciar conflitos não é simples. Gerentes de projetos experientes sabem que conflitos são bastante comuns, o que exige habilidade para encontrar soluções e destravar o andamento do trabalho.
O blog Guerrilla Project Management realizou uma entrevista com a especialista em resolução de conflitos Margaret Meloni. Ela compartilha sua experiência e suas percepções sobre a importância de se compreender e gerenciar conflitos.
O papel de líder muitas vezes exige que gerentes de projeto confrontem as pessoas a lidar com problemas que preferem ignorar. Isso pode levar a conversas difíceis e emocionais. Entender e gerenciar um conflito são habilidades cruciais que um gerente de projetos precisa desenvolver.
A resolução de conflitos se tornou uma habilidade crítica para gerentes de projetos por uma questão de produtividade. Margaret afirma que esses profissionais passam entre 20% a 40% de seu tempo resolvendo conflitos. E não são problemas de falta de competência ou habilidade. Geralmente são questões de personalidade e conflitos pessoais. É que quando você lidera um projeto, sempre traz a mudança. E somos naturalmente resistentes a mudanças.
A especialista acredita que quando você se conhece e compreende sua maneira de lidar com conflitos pode avaliar cada caso e decidir se sua resposta natural é boa ou não. Se não for, pode adotar outra abordagem ou chamar alguém para ajudar.
Entre as dicas práticas, Margaret aconselha conhecer a si mesmo, entender qual o seu objetivo a partir de um conflito, considerar as pessoas envolvidas e a maneira como abordá-las, buscar de forma colaborativa uma solução que ajude a seguir em frente e, acima de tudo, ser flexível.
A especialista avisa que há três grandes equívocos quando se trata de conflitos. O primeiro é achar que conflitos são ruins. Ao contrário, é estranho quando eles não aparecem, sinal de que algo está errado. Projetos são complicados, e é comum ter orçamento apertado, prazo curto, etc. Se não há conflito, ou é porque ninguém entendeu, ou está escondido em algum lugar. O que é perigoso, porque pode explodir a qualquer momento. O conflito não é ruim. A maneira como o encaramos é que é positiva ou negativa.
Outro equívoco é achar que uma mesma solução serve para todos os conflitos. Não é assim que funciona. E o terceiro erro é nos sentirmos responsáveis demais e acharmos que devemos nos envolver em todos os conflitos. Não é bem por aí. Às vezes, não somos os mais indicados a resolver.
Com um cargo de executiva de TI na bagagem, Margaret sempre teve preferência pelas pessoas que estão por trás da tecnologia. Ela desenvolveu uma apaixonada crença de que é preciso ter coragem e habilidade para ser mais humana no trabalho, e que todos os indivíduos têm a responsabilidade de conviverem com dignidade, respeito e compaixão.
Motivada por suas crenças e pelo desejo de fazer a diferença na vida de outras pessoas, Margaret fundou a Meloni Coaching Solutions, Inc. Hoje, auxilia seus estudantes e clientes a encontrar a liberdade de serem autênticos no escritório. Margaret é membro do capítulo de Los Angeles do PMI.
O áudio original da entrevista está disponível aqui (http://www.guerrillaprojectmanagement.com/wp-content/uploads/2012/05/margaret_meloni.mp3). Encontramos apenas a versão em inglês, mas para quem entende basicamente o idioma, é bem tranquilo de compreender.
Saiba mais sobre Margaret Meloni: http://www.margaretmeloni.com/about.html
Lidar com pessoas e gerenciar conflitos não é simples. Gerentes de projetos experientes sabem que conflitos são bastante comuns, o que exige habilidade para encontrar soluções e destravar o andamento do trabalho. O blog Guerrilla Project Management realizou uma entrevista com a especialista em resolução de conflitos Margaret Meloni. Ela compartilha sua experiência e suas […]
Lidar com pessoas e gerenciar conflitos não é simples. Gerentes de projetos experientes sabem que conflitos são bastante comuns, o que exige habilidade para encontrar soluções e destravar o andamento do trabalho.
O blog Guerrilla Project Management realizou uma entrevista com a especialista em resolução de conflitos Margaret Meloni. Ela compartilha sua experiência e suas percepções sobre a importância de se compreender e gerenciar conflitos.
O papel de líder muitas vezes exige que gerentes de projeto confrontem as pessoas a lidar com problemas que preferem ignorar. Isso pode levar a conversas difíceis e emocionais. Entender e gerenciar um conflito são habilidades cruciais que um gerente de projetos precisa desenvolver.
A resolução de conflitos se tornou uma habilidade crítica para gerentes de projetos por uma questão de produtividade. Margaret afirma que esses profissionais passam entre 20% a 40% de seu tempo resolvendo conflitos. E não são problemas de falta de competência ou habilidade. Geralmente são questões de personalidade e conflitos pessoais. É que quando você lidera um projeto, sempre traz a mudança. E somos naturalmente resistentes a mudanças.
A especialista acredita que quando você se conhece e compreende sua maneira de lidar com conflitos pode avaliar cada caso e decidir se sua resposta natural é boa ou não. Se não for, pode adotar outra abordagem ou chamar alguém para ajudar.
Entre as dicas práticas, Margaret aconselha conhecer a si mesmo, entender qual o seu objetivo a partir de um conflito, considerar as pessoas envolvidas e a maneira como abordá-las, buscar de forma colaborativa uma solução que ajude a seguir em frente e, acima de tudo, ser flexível.
A especialista avisa que há três grandes equívocos quando se trata de conflitos. O primeiro é achar que conflitos são ruins. Ao contrário, é estranho quando eles não aparecem, sinal de que algo está errado. Projetos são complicados, e é comum ter orçamento apertado, prazo curto, etc. Se não há conflito, ou é porque ninguém entendeu, ou está escondido em algum lugar. O que é perigoso, porque pode explodir a qualquer momento. O conflito não é ruim. A maneira como o encaramos é que é positiva ou negativa.
Outro equívoco é achar que uma mesma solução serve para todos os conflitos. Não é assim que funciona. E o terceiro erro é nos sentirmos responsáveis demais e acharmos que devemos nos envolver em todos os conflitos. Não é bem por aí. Às vezes, não somos os mais indicados a resolver.
Com um cargo de executiva de TI na bagagem, Margaret sempre teve preferência pelas pessoas que estão por trás da tecnologia. Ela desenvolveu uma apaixonada crença de que é preciso ter coragem e habilidade para ser mais humana no trabalho, e que todos os indivíduos têm a responsabilidade de conviverem com dignidade, respeito e compaixão.
Motivada por suas crenças e pelo desejo de fazer a diferença na vida de outras pessoas, Margaret fundou a Meloni Coaching Solutions, Inc. Hoje, auxilia seus estudantes e clientes a encontrar a liberdade de serem autênticos no escritório. Margaret é membro do capítulo de Los Angeles do PMI.
O áudio original da entrevista está disponível aqui (http://www.guerrillaprojectmanagement.com/wp-content/uploads/2012/05/margaret_meloni.mp3). Encontramos apenas a versão em inglês, mas para quem entende basicamente o idioma, é bem tranquilo de compreender.
Saiba mais sobre Margaret Meloni: http://www.margaretmeloni.com/about.html