Comportamento nas redes sociais: como deve ser a conduta do líder?
Hoje em dia, ser um bom líder vai muito além de se preocupar com suas atitudes apenas no horário comercial dentro da empresa. Entre outros fatores, para ser respeitado pela equipe, além de manter a coerência da organização e de cultura também fora do trabalho, é preciso, principalmente, ter um bom comportamento nas redes sociais, […]
Hoje em dia, ser um bom líder vai muito além de se preocupar com suas atitudes apenas no horário comercial dentro da empresa.
Entre outros fatores, para ser respeitado pela equipe, além de manter a coerência da organização e de cultura também fora do trabalho, é preciso, principalmente, ter um bom comportamento nas redes sociais, de forma que ele reflita sua postura como profissional. Além disso, a presença online de um líder pode ser fundamental para que a empresa atinja outros níveis de comunicação.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de conduta que um líder deve seguir nas redes sociais. Acompanhe o texto!
Tenha perfis diferentes
Separar o perfil pessoal do profissional é essencial para a figura de um líder. Por um lado, tenha um perfil de trabalho para se conectar com pessoas cujos interesses são comuns, compartilhar artigos relevantes sobre seu nicho de atuação e criar uma comunidade que agregará troca de informações.
Por outro, no perfil pessoal, você poderá ter mais liberdade para compartilhar o seu dia a dia fora do ambiente de trabalho, incluindo suas fotos de festas e de viagens, com seus amigos mais próximos, sem que isso comprometa o seu valor como profissional e não gere conversas e fofocas no ambiente de trabalho.
Ouça o que os colaboradores têm a dizer nas redes sociais
Para qualquer líder, é muito importante saber ouvir questionamentos e ideias vindos de sua equipe. Saber o que eles têm a dizer nas redes sociais é tão relevante quanto: muitas vezes, eles se sentem mais abertos para sugerir e questionar quando estão em suas mídias. Um artigo que você compartilha, por exemplo, pode gerar um debate que trará contribuições inovadoras e interessantes.
Nesse sentido, seus parceiros profissionais também podem agregar bastante ao sugerir e comentar quais são os métodos e práticas utilizados em suas respectivas empresas. Levar em consideração essas reflexões é extremamente pertinente para quando você for adotar novas estratégias. Anote todas e não se esqueça delas nas próximas reuniões!
Selecione bem os seus compartilhamentos
Compartilhar artigos e conteúdos é uma ótima tática que um bom líder pode aplicar nas redes sociais. No entanto, é preciso ter um certo cuidado ao realizá-la. Compartilhe somente aquilo que realmente é relevante e que vai gerar algum valor para sua empresa.
Assim sendo, é essencial que você selecione aqueles conteúdos que condizem com a cultura e com a missão, a visão e os valores do local em que trabalha. Além disso, evite compartilhar conteúdos polêmicos que envolvam religião e política, pois pode gerar um debate não produtivo em que os ânimos dos envolvidos fiquem exaltados, comprometendo o nível e a qualidade da sua página.
Pense muito bem antes de fazer um desabafo
Caso tenha acontecido algo na empresa que o tenha deixado chateado, insatisfeito ou frustrado, é melhor nem cogitar relatar essa indignação no seu dia a dia. E esses desabafos não se limitam apenas ao ramo profissional: cuidado também ao expor sua vida pessoal nesses perfis públicos. Esses comentários podem refletir negativamente na imagem que seus colaboradores possuem de você e, indiretamente, no cotidiano da empresa.
Caso queira, de qualquer forma, fazer um desabafo político ou de alguma questão da sua rotina, siga a primeira dica e prefira o perfil pessoal. No entanto, o ideal mesmo é evitar esses tipos de questionamentos para não impactar em nada no âmbito profissional.
Respeite a concorrência e sempre pesquise o que pode ou não divulgar
Respeitar a concorrência também é crucial para a figura de um bom líder. Caso ela esteja passando por uma situação difícil, é pertinente que você respeite esse momento. Logo, escrever comentários ou divulgar notícias sobre o ocorrido não é, nem de longe, um comportamento adequado.
Uma outra dica essencial é que você pesquise e saiba muito bem o que pode ou não divulgar em suas redes sociais. É fato que todas as empresas contam com a colaboração de seus funcionários para disseminar sua cultura e boa organização nas mídias. No entanto, antes de compartilhar ou postar qualquer coisa, é necessário que você saiba se toda a diretoria e os outros líderes concordam se aquele é o momento ideal para essa divulgação.
Está com dúvida sobre o que fazer? Então procure postar e compartilhar apenas aquilo que já está nos canais oficiais de sua empresa. Assim, você evita qualquer tipo de situação chata ou de constrangimento.
Preocupe-se com as fotos que você posta
Participar de festas e de confraternização ou ir a bares e restaurantes, entre outras coisas nesse sentido, é fundamental para que você descanse e esqueça um pouco da rotina estressante. Contudo, se acontecer de você fazer esses eventos logo em seguida do seu horário de trabalho, atente-se para alguns detalhes. Retire o seu crachá e, caso tenha uniforme, o ideal é que você troque de roupa assim que sair da empresa.
Caso o encontro tenha sido combinado de última hora e você não tenha se programado para levar roupa extra, evite postar fotos com bebida alcoólica na mão. Afinal, não é nada legal a marca da empresa ser exposta ocasiões desse tipo, não é verdade?
Evite mentiras
Essa é uma dica que, apesar de ser óbvia, também é preciso se atentar. Além de ser impertinente, em tempos de redes sociais, a mentira tem “uma perna mais curta” ainda. Mesmo que você não tenha seus funcionários diretos em suas redes sociais, sempre existem conexões e amigos em comum que podem fazer com que fofocas e comentários negativos sejam disseminados.
Se, porventura, você precisar se ausentar do trabalho por um dia ou se atrasar, é melhor contar a verdade aos seus funcionários. Da mesma forma, se for fazer uma viagem ou comparecer a um show, por exemplo, e não quiser contar a verdade, fale apenas que sua ausência é decorrente de motivos pessoais. Afinal, provavelmente você vai postar as fotos nas redes sociais e a verdade virá à tona.
E aí, gostou do conteúdo? Agora você, enquanto líder, já está por dentro de como deve ser seu comportamento nas redes sociais. Aproveite e compartilhe este post para que seus amigos que também possuem cargos de liderança tenham acesso a essas dicas!
Hoje em dia, ser um bom líder vai muito além de se preocupar com suas atitudes apenas no horário comercial dentro da empresa. Entre outros fatores, para ser respeitado pela equipe, além de manter a coerência da organização e de cultura também fora do trabalho, é preciso, principalmente, ter um bom comportamento nas redes sociais, […]
Hoje em dia, ser um bom líder vai muito além de se preocupar com suas atitudes apenas no horário comercial dentro da empresa.
Entre outros fatores, para ser respeitado pela equipe, além de manter a coerência da organização e de cultura também fora do trabalho, é preciso, principalmente, ter um bom comportamento nas redes sociais, de forma que ele reflita sua postura como profissional. Além disso, a presença online de um líder pode ser fundamental para que a empresa atinja outros níveis de comunicação.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de conduta que um líder deve seguir nas redes sociais. Acompanhe o texto!
Tenha perfis diferentes
Separar o perfil pessoal do profissional é essencial para a figura de um líder. Por um lado, tenha um perfil de trabalho para se conectar com pessoas cujos interesses são comuns, compartilhar artigos relevantes sobre seu nicho de atuação e criar uma comunidade que agregará troca de informações.
Por outro, no perfil pessoal, você poderá ter mais liberdade para compartilhar o seu dia a dia fora do ambiente de trabalho, incluindo suas fotos de festas e de viagens, com seus amigos mais próximos, sem que isso comprometa o seu valor como profissional e não gere conversas e fofocas no ambiente de trabalho.
Ouça o que os colaboradores têm a dizer nas redes sociais
Para qualquer líder, é muito importante saber ouvir questionamentos e ideias vindos de sua equipe. Saber o que eles têm a dizer nas redes sociais é tão relevante quanto: muitas vezes, eles se sentem mais abertos para sugerir e questionar quando estão em suas mídias. Um artigo que você compartilha, por exemplo, pode gerar um debate que trará contribuições inovadoras e interessantes.
Nesse sentido, seus parceiros profissionais também podem agregar bastante ao sugerir e comentar quais são os métodos e práticas utilizados em suas respectivas empresas. Levar em consideração essas reflexões é extremamente pertinente para quando você for adotar novas estratégias. Anote todas e não se esqueça delas nas próximas reuniões!
Selecione bem os seus compartilhamentos
Compartilhar artigos e conteúdos é uma ótima tática que um bom líder pode aplicar nas redes sociais. No entanto, é preciso ter um certo cuidado ao realizá-la. Compartilhe somente aquilo que realmente é relevante e que vai gerar algum valor para sua empresa.
Assim sendo, é essencial que você selecione aqueles conteúdos que condizem com a cultura e com a missão, a visão e os valores do local em que trabalha. Além disso, evite compartilhar conteúdos polêmicos que envolvam religião e política, pois pode gerar um debate não produtivo em que os ânimos dos envolvidos fiquem exaltados, comprometendo o nível e a qualidade da sua página.
Pense muito bem antes de fazer um desabafo
Caso tenha acontecido algo na empresa que o tenha deixado chateado, insatisfeito ou frustrado, é melhor nem cogitar relatar essa indignação no seu dia a dia. E esses desabafos não se limitam apenas ao ramo profissional: cuidado também ao expor sua vida pessoal nesses perfis públicos. Esses comentários podem refletir negativamente na imagem que seus colaboradores possuem de você e, indiretamente, no cotidiano da empresa.
Caso queira, de qualquer forma, fazer um desabafo político ou de alguma questão da sua rotina, siga a primeira dica e prefira o perfil pessoal. No entanto, o ideal mesmo é evitar esses tipos de questionamentos para não impactar em nada no âmbito profissional.
Respeite a concorrência e sempre pesquise o que pode ou não divulgar
Respeitar a concorrência também é crucial para a figura de um bom líder. Caso ela esteja passando por uma situação difícil, é pertinente que você respeite esse momento. Logo, escrever comentários ou divulgar notícias sobre o ocorrido não é, nem de longe, um comportamento adequado.
Uma outra dica essencial é que você pesquise e saiba muito bem o que pode ou não divulgar em suas redes sociais. É fato que todas as empresas contam com a colaboração de seus funcionários para disseminar sua cultura e boa organização nas mídias. No entanto, antes de compartilhar ou postar qualquer coisa, é necessário que você saiba se toda a diretoria e os outros líderes concordam se aquele é o momento ideal para essa divulgação.
Está com dúvida sobre o que fazer? Então procure postar e compartilhar apenas aquilo que já está nos canais oficiais de sua empresa. Assim, você evita qualquer tipo de situação chata ou de constrangimento.
Preocupe-se com as fotos que você posta
Participar de festas e de confraternização ou ir a bares e restaurantes, entre outras coisas nesse sentido, é fundamental para que você descanse e esqueça um pouco da rotina estressante. Contudo, se acontecer de você fazer esses eventos logo em seguida do seu horário de trabalho, atente-se para alguns detalhes. Retire o seu crachá e, caso tenha uniforme, o ideal é que você troque de roupa assim que sair da empresa.
Caso o encontro tenha sido combinado de última hora e você não tenha se programado para levar roupa extra, evite postar fotos com bebida alcoólica na mão. Afinal, não é nada legal a marca da empresa ser exposta ocasiões desse tipo, não é verdade?
Evite mentiras
Essa é uma dica que, apesar de ser óbvia, também é preciso se atentar. Além de ser impertinente, em tempos de redes sociais, a mentira tem “uma perna mais curta” ainda. Mesmo que você não tenha seus funcionários diretos em suas redes sociais, sempre existem conexões e amigos em comum que podem fazer com que fofocas e comentários negativos sejam disseminados.
Se, porventura, você precisar se ausentar do trabalho por um dia ou se atrasar, é melhor contar a verdade aos seus funcionários. Da mesma forma, se for fazer uma viagem ou comparecer a um show, por exemplo, e não quiser contar a verdade, fale apenas que sua ausência é decorrente de motivos pessoais. Afinal, provavelmente você vai postar as fotos nas redes sociais e a verdade virá à tona.
E aí, gostou do conteúdo? Agora você, enquanto líder, já está por dentro de como deve ser seu comportamento nas redes sociais. Aproveite e compartilhe este post para que seus amigos que também possuem cargos de liderança tenham acesso a essas dicas!