10 de junho de 2017

Gerente de Projeto: – Irrite-se! (e saia ganhando com isso)

No senso comum, a raiva é considerada uma emoção negativa. No entanto, sabia que esse sentimento pode ter suas vantagens? Ao analisarmos o lado positivo da raiva, encontramos benefícios que podem ser importantes para o nosso dia a dia, principalmente quando estamos na gerência de um projeto. A raiva pode manter a equipe unida Muitos […]

No senso comum, a raiva é considerada uma emoção negativa. No entanto, sabia que esse sentimento pode ter suas vantagens?

Ao analisarmos o lado positivo da raiva, encontramos benefícios que podem ser importantes para o nosso dia a dia, principalmente quando estamos na gerência de um projeto.

A raiva pode manter a equipe unida

Muitos de nós fomos ensinados a não demonstrar a nossa raiva, mas isso pode ser muito prejudicial em um projeto. Por exemplo, se você está com raiva por causa de um erro que um membro da equipe cometeu e você não falar nada, esse membro não saberá que fez besteira. Ele provavelmente continuará repetindo o erro e entrará em um ciclo vicioso. Expressar a insatisfação de maneira justificável, procurando encontrar uma solução, pode fortalecer a relação com um colaborador. Esse tipo de comunicação, de forma honesta, pode ajudar a resolver problemas com as partes interessadas e manter a união de sua equipe.

A raiva pode ser motivadora

Pode ser uma poderosa força de motivação, que ajuda a “ir além do limite” e continuar empenhado em superar os problemas. Por exemplo, se você é criticado pelo seu trabalho, pode se sentir ainda mais motivado a fazer melhor porque está com raiva e quer provar que pode melhorar o seu desempenho. Em um projeto, se formos capazes de produzir o que é chamado de “raiva positiva” na equipe, os colaboradores podem ficar mais motivados em alcançar bons resultados. Só é preciso tomar muito cuidado para não afastar um membro do objetivo. Ache as palavras certas para empurrá-los na direção correta.

A raiva e a felicidade caminham juntas

Parece até uma ironia, mas um estudo feito pela Universidade de Harvard mostrou que pessoas felizes têm uma coisa em comum com pessoas irritadas – ambas expressam estimativas de risco otimistas. O estudo coordenado pelo Dra. J. S. Lerner (Página da Dra. Jennifer Lerner) professor de políticas públicas, concluiu que, em um gerenciamento de riscos, é melhor contar com pessoas irritadas do que temerosas. Ou seja, não há problema em ficar irritado. O que é importante ressaltar é que o comportamento tem de ser sempre profissional. Tratar com respeito todas as pessoas é fundamental. Não deixe um comportamento errado arruinar uma mensagem certa.

Independente da nossa função em um projeto, somos todos humanos. Todos nós temos sentimentos e um deles é ficar irritado. Use a “raiva positiva” quando puder. Acima de tudo, seja capaz de se comunicar quando estiver com raiva de uma maneira que não estrague a mensagem certa.

Você alguma vez usou a raiva de forma positiva na gerência de um projeto?